NBR, nova marca nacional, tem nos planos até carros híbridos e elétricos
Na última sexta-feira (25), o AUTOO publicou uma reportagem sobre a NBR, nova montadora brasileira que realizou neste mês o lançamento da pedra fundamental de sua fábrica em Pernambuco.
No entanto, algumas questões ficaram em aberto e o site procurou a empresa para esclarecer esses pontos. As respostas foram dadas pelo CEO da NBR, Evandro Lira.
Como a operação de uma fabricante de automóveis não é simples, o AUTOO procurou saber quais são os investidores e sócios da empresa.
“Os empreendedores são Evandro Lira, CEO/diretor-presidente, empresário da área de gastronomia e apaixonado por automóveis, em especial os buggies; Marcos Maranhão, diretor jurídico; Edilson Vieira, diretor administrativo-financeiro”, explicou Evandro.
Aproveitamos o contato com o CEO para saber quais serão os planos da empresa para o mercado nacional, que já anunciou uma mescla de buggy com carro de passeio como um de seus projetos.
“O buggy é apenas um modelo. A empresa é uma montadora de carros compactos. Vamos oferecer inicialmente ao mercado um carro modular e compacto para até cinco pessoas, com chassi tubular e carroceria em fibra de vidro e de carbono. Nossos carros poderão ser usados na cidade, no campo e na praia, com potencial para ser primeiro ou segundo carro e, até mesmo servir de transporte para uma família”, declarou Evandro Lira.
Motores e eletrificação
No comunicado de lançamento da empresa, a NBR prometeu uma ampla gama de motores (1.0, 1.0 turbo, 1.3 e 1.5, todos flex).
Por conta disso, questionamos se a empresa fabricaria esses motores ou a ideia seria adquirir os propulsores de alguma outra fabricante, provavelmente com produção local. De acordo com Evandro, a segunda opção foi a escolhida, mas a NBR encontra-se em fase de negociação sobre o assunto com outras montadoras.
Outro aspecto questionado é se há um plano de eletrificação para os modelos que serão feitos pela NBR. “Sim, em uma segunda fase nosso desejo é produzir carros híbridos e elétricos. Neste primeiro momento serão flex com o opcional de sair de fábrica com GNV”, acrescenta o executivo.
A previsão é que a operação da fábrica em Pernambuco tenha início no segundo semestre de 2023, com o primeiro carro prometido para estrear dentro de 22 meses. Resta aguardar para saber como serão os veículos e os preços cobrados.
por Leo Alves.